Mudança visa adequar a rede social às outras empresas de Elon Musk que também usam a letra
O Twitter, rede social de propriedade do magnata Elon Musk, mudou o logotipo. Saiu de cena o tradicional pássaro azul e entrou apenas a letra “X” branca em um fundo preto. A mudança ocorreu no último domingo (23) e faz parte de estratégia de marketing anunciada pelo bilionário, que desde que adquiriu a plataforma vem implantando série de modificações.
A ideia com a alteração seria adaptar a rede social à identidade de suas outras empresas, que também utilizam o ‘X’ nos nomes ou mesmo nos produtos ofertados. A adequação ocorre pouco tempo depois de o magnata ter admitido queda pela metade na receita de publicidade da plataforma.
O anúncio da mudança foi feito por Elon Musk e Linda Yaccarino, CEO do Twitter. “
X é o estado futuro de interatividade ilimitada – centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/banco – criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades. Alimentado por IA, o X conectará todos nós de maneiras que estamos apenas começando a imaginar”, postou ela. “Não há absolutamente nenhum limite para essa transformação. “X” será a plataforma que pode oferecer, bem… tudo”, acrescentou.
Em postagem em sua rede social no domingo, Elon Musk disse que queria mudar o logotipo do Twitter e que havia realizado pesquisa entre seus seguidores para saber se seriam favoráveis à alteração. Ele postou a imagem da letra “X” estilizada em um fundo preto. O logotipo, segundo ele, é provisório. “Em breve daremos adeus à marca Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”, escreveu.
“Se um “X” fosse postado hoje, vai acontecer no mundo todo amanhã”, acrescento o magnata. O pássaro no logotipo original da rede social havia sido criado em 2012. Além destas, ele também fez outras postagens com referências à identidade visual do aplicativo, sugerindo que ela fosse trocada para o preto e branco. Também fez várias postagens mencionando o “X”. Ele comparou até mesmo o novo logotipo à “art deco minimalista”. Na sequência ele anunciou que o domínio “x.com” remeteria ao Twitter.
Quando adquiriu a rede social, Elon Musk havia dito que a plataforma iria se chamar “XCorp”. Pouco tempo depois, ele também havia declarado que a ideia era transformar o Twitter em um aplicativo igual ao chinês WeChat, plataforma de troca de mensagens e rede social que se transformou em uma das maiores plataformas da região em relação a serviços e número de usuários. Estima-se que em 2022 o aplicativo tinha 1,3 bilhão de usuários somente no país asiático.
A primeira das mudanças feitas pelo magnata no aplicativo havia sido o anúncio de planos pagos para o Twitter, que concedem benefícios para assinantes, com o selo de verificação incluído no pacote. Depois, o logotipo fora substituído pela figura do cachorro e sua rede de criptomoeadas DogeCoin, o Shiba Inu.
E, mais recentemente, o magnata adicionou limites de postagens por dia.Devido à instabilidade por causa da insatisfação dos usuários com a medida, a Meta, de propriedade de outro magnata, Mark Zuckerberg, aproveitou a brecha e lançou aplicativo para concorrer com o Twitter, o Threads, que superou a marca de 100 milhões de usuários já nos primeiros dias ativo.
Ainda houve a polêmica envolvendo a rede social depois de ação judicial que alega que a companhia de Elon Musk tem de pagar pelo menos US$ 500 milhões a ex-funcionários a título de indenização. Houve corte de mais da metade da força de trabalho na companhia desde que o magnata comprou o Twitter.